Meu nome é Rafael e desde que consigo me lembrar tenho uma imensa vontade de saber como as coisas funcionavam. Por isso era muito comum eu quebrar desmontar brinquedos para saber como funcionavam. Anos mais tarde fui aprender que esses foram meus primeiros passos na Engenharia Reversa.
Na minha infância, lembro das aulas de laboratório de informática. Nestas aulas, existia um “joguinho” em que tínhamos que “programar” um desenho. Uma tartaruguinha dava quantos “passos” na direção que havíamos pre-determinado para formar algo que nos era solicitado.
Com 14 anos entrei em um programa de iniciação científica que, muitos anos depois, descobri que era de um grupo da Opus Dei. Neste curso tive aulas de “introdução à programação com Pascal” e “Configuração e Montagem de Computador”. Eu amava as aulas de programação e assim fiz meus primeiros algoritmos: validação e geração de CPFs, pequenos joguinhos de perguntas e respostas e outros. Nesta época, já havia começado a estudar também como redes de computadores funcionavam, criptografia, desenvolvimento web e várias outras coisas.
Com 16 anos aproximadamente comecei a estudar Assembly por vontade própria e engenharia reversa de binários.
Com 22 anos me formei em Ciência da Computação, com 23 aproximadamente comecei a trabalhar em uma empresa que prestava serviços de segurança para os maiores bancos do Brasil e neste mesmo ano me tornei o quarto brasileiro a entrar no Hall da Fama de Segurança do Google por ter descoberto uma vulnerabilidade no sistema de Blogs que me permitia ser editor de qualquer blog que eu quisesse.
Para mim, a segurança da informação e o hacking estão diretamente ligados a não desistir. A se superar e buscar vencer cada desafio que aparece. A ser melhor do que fui ontem e me superar ainda mais amanhã.
Se quiser falar comigo, estou disponível em: rafael.sousa@hackingnaweb.com
Abraços